FITA REFLEXIVA 3M OBRIGATÓRIO POR LEI

FITA REFLEXIVA 3M OBRIGATÓRIO POR LEI

Contram edita normas sobre regulamentação de faixas refletivas em caminhões e veículos grandes.

Medida visa aumentar a segurança dos motoristas em dias de pouca visibilidade. Com a queda da temperatura no inverno e a maior intensidade de chuvas, há grande formação nevoeiro, , prolongamento do período noturno, entre outros fatores que contribuem para a as adversidades que o transito pode trazer. É necessário nestas condições, o alerta do motorista, além de uma série de medidas que pode facilitar o trafego que quem transita pelas estradas gauchas.

Pensando nisso, o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, está divulgando um material para orientar os motoristas, referente a sinalização reflexiva de caminhões e veículos grandes.

Como uma maneira de oportunizar que os veículos de carga sejam mais visualizados pelos demais usuários das vias, foram editadas normas pelo CONTRAN, regulamentando a afixação dos dispositivos refletivos de segurança delineando os contornos das bordas das laterais, nas bordas traseiras das carroçarias e nos pára-choques traseiros dos veículos da carga

O código brasileiro de transito estabelece que antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, como as faixas reflexivas. Por isso é importante que todo motorista, antes de dar partida no veículo, inspecione os dispositivos refletivos, para ver se estão afixados corretamente, se estão devidamente limpos e possibilitando a visualização por parte dos outros motoristas.

Segundo as novas normas editadas pelo Contram, O Dispositivo refletivo de segurança nas cores vermelha e branca dos pára-choques é obrigatório para veículos de carga fabricados ou importados a partir de 1º Julho 2004, com Peso Bruto Total superior a 4.600 Kg ou, ainda, para os de anos anteriores, cujas características originais da carroçaria forem alteradas ou quando nele for instalado algum tipo de implemento.

O Dispositivo refletivo de segurança nas cores preta e amarela no pára-choque é obrigatório para veículos de carga fabricados ou importados anteriormente a 1º de julho 2004, com Peso Bruto Total superior a 3.500 Kg.

As ações da fiscalização de trânsito pelos órgãos responsáveis buscam influenciar diretamente na segurança e fluidez do trânsito, contribuindo para a efetiva mudança de comportamento dos usuários das estradas, e de forma específica, do condutor que não estiver em dia com as normas.

A falta do dispositivo ou a sua ineficiência constituem infração de trânsito, passível de retenção do veículo para regularização, multa no valor de R$ 127,69 e o registro de 05 pontos no prontuário do responsável. Passível ainda de recolhimento do documento de porte obrigatório (CRLV) caso a irregularidade não seja sanada no local.

imagem0002.jpg

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *